terça-feira, dezembro 16, 2003

Com este nem matraquilhos jogava ... 

Existe o óbvio para dizer, que fiquei contente que tivessem apanhado Saddam. Porque me parece que vai enfraquecer a resistência no Iraque (e isto é já político), porque acho que vai ser mais fácil transferir algum controlo para os iraquianos (e isto também é político). Porque a intervenção no Iraque exigia retirar Saddam do poder.
Ora isto é o obvio para mim e mesmo assim não é inócuo. Existe uma ocupação e existe um poder por resolver.
O complicado, para mim, começa aqui:
Porque devem existir iraquianos, curdos e outros a quem a justiça na terra devia parecer impossível, a captura de Saddam é bom noticia. Mas também a é para o resto do mundo.
O Saddam é apanhado, assim mesmo, apanhado, mas nada é consensual. Porque continua a haver ocupação, continua a existir um país sem poder e continua a existir a questão sobre a competência para intervir e julgar.
Pode-se estar de um lado ou doutro, não creio que o Saddam esteja em qualquer um dos lados.


link || PFC 12:07 da manhã

0 comments

0 Comments:

Enviar um comentário